Potencial para contribuição com a Rede Mundial de Reservas da Biosfera

Considerando que as RBs brasileiras ocupam 1.300.000 km2, cerca de 15% do território brasileiro, o que representa mais de metade da soma das áreas das demais RBs da Rede Mundial é fundamental que se crie estratégias para a integração entre elas. O esforço cooperativo para conservar o caráter de megadiversidade no âmbito planetário depende, sobretudo de se criar possibilidades de fluxo gênico através corredores ecológicos e mosaicos de conservação entre os diversos biomas do Brasil.

A Serra do Espinhaço possui características únicas para desempenhar essa função, pois sua localização abrange duas biorregiões Hotspots e ainda pode fazer conexões geográficas com as RBs do Cerrado, da Mata Atlântica e da Caatinga. Além disso, a vasta região de ecótones associada à sua vegetação predominante, o Campo Rupestre, constitui-se num valoroso banco genético onde se verifica um alto grau de endemismo e biodiversidade.

A Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço  pretende estimular a cooperação interregional e o intercâmbio de resultados de investigações entre as RBs, e com base no desenvolvimento sustentável contribuir para melhorar a qualidade de vida na região e ampliar a mobilização da sociedade para o fortalecimento da participação brasileira no objetivo mundial de proteção da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário