Conferência Iberoamericana de Reservas da Biosfera - México / Novembro de 2010

A Conferência Iberoamericana de Reservas da Biosfera realizada em Puerto Morelos, no México em novembro de 2010, reuniu coordenadores de RBs da iberoamérica e Caribe, representantes dos comitês MaB que formam a rede IberoMaB e autoridades responsáveis pelas políticas nacionais de áreas protegidas, com o objetivo de elaborar o Plano de Ação Iberoamericano.

A Conferência se organizou em torno de 4 temas:

1 - Gestão e zoneamento de Reservas da Biosfera;
2 - Ciência e desenvolvimento de capacidades nas Reservas da Biosfera;
3 - Cooperação, capacitação e comunicação nas Reservas da Biosfera;
4 - Avaliação do Plano de Ação de Madrid.

Os resultados farão parte do Plano de Ação IberoMaB com objetivos e metas programados para 2013, 2015 e 2020.

Esse Plano tem como referência:

- A avaliação da diversidade biológica e cultural nas RBs;
- A posição da Rede IberoMaB frente às mudanças climáticas e ecológicas;
- A posição da Rede IberoMaB frente à situação econômica e social da região.

As Reservas da Biosfera da Iberoamerica e Caribe ao compartilhar objetivos comuns para enfrentar as mudanças globais, tendo em vista a alta vulnerabilidade de sua biodiversidade (endemismos e espécies ameaçadas) e a frágil interação do seu entorno com as atividades humanas, reconhecem:

a) A importância de envolver as comunidades locais nos programas de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
b) A vocação das RBs como espaços de aprendizagem sobre problemas globais, tais como energia limpa, gestão de resíduos, acesso à água potável, pressão da população e mudanças climáticas além da difusão de soluções inovadoras que podem ser adotadas globalmente.
c) A experiência acumulada nas RBs que se convertem em laboratórios para o desenvolvimento sustentável, ampliando sua função para além do seu papel de espaço para conservação.
d) A possibilidade de vincular as RBs como corredores ecológicos a fim de alcançar uma integração regional.
e) Que são funções da Rede IberoMaB:

  • Assessorar os países membros da UNESCO a dar seguimento às recomendação do III Congresso Mundial de RBs e a 1ª Conferência Iberoamericana de RBs.
  • Impulsionar as ações e programas encaminhados compatibilizando o desenvolvimento social e econômico com a proteção e conservação da biodiversidade como uma das políticas de luta contra as mudanças climáticas.
  • Impulsionar estratégias nacionais para a proteção da biodiversidade nas RBs e outras áreas.
  • Capacitar gestores para o manejo dos recursos naturais em RBs e intercambiar experiências e informações no âmbito científico, econômico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário